Edificação e desenho urbano com adensamento e qualidade ambiental: habitação de interesse social na recuperação de áreas urbanas degradadas

O Projeto de pesquisa intitulado “Edificação e Desenho Urbano com adensamento e qualidade ambiental: habitação de interesse social na recuperação de áreas urbanas degradadas”, aprovado em 2009 pela CAPES, no âmbito do Programa Nacional de Pós‐Doutorado – PNPD/2009, é ora apresentado em sua versão detalhada, de forma que sirva de instrumento de orientação do desenvolvimento do referido projeto.

Trata‐se de um projeto de pesquisa interdisciplinar e de longa duração, que tem o prazo de 5 anos a contar de 2010, e que será desenvolvido pelo Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética – LABAUT e pelo Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos – LABHAB da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Nesse contexto, a pesquisa deverá permitir a articulação da produção científica em diferentes processos de formação acadêmica (Pós‐doutorado, Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica) e de ensino (disciplinas da graduação e pós‐graduação).

O projeto visa contribuir positivamente no sentido de dar visibilidade para alternativas de promoção de habitação econômica com maior densidade e qualidade ambiental em áreas centrais, buscando o melhoraproveitamento da boa localização e infraestrutura disponível. Deverá contribuir para o avanço do conhecimento no campo do planejamento urbano e da tecnologia do ambiente construído, integrando procedimentos de aplicação de tecnologia, projeto da edificação, de desenho urbano e de gestão, visando
oferecer subsídios ao debate público, à formulação de políticas urbanas e contribuir para o atendimento das necessidades habitacionais em maior escala. O estudo de caso será realizado na área central da cidade de São Paulo em perímetros a serem definidos.

Ou seja, a proposta tem o desafio de articular os campos do conhecimento e experiências na área do Habitat e da Tecnologia de forma complementar, permitindo que cada área possa aporta questões específicas, porém com o intuito de avançar na produção do conhecimento científico. As possibilidades e entraves da promoção de habitação de interesse social em áreas centrais é uma linha de
pesquisa já consolidada no âmbito do Laboratório de Habitação de Assentamentos Humanos – LABHAB na FAUUSP, sendo que vários estudos e debates já foram produzidos nos últimos anos sobre o tema. De outra parte, o LABAUT também possui pesquisas e debates desenvolvidos sobre eficiência energética de edifícios em áreas centrais recentemente produzidos.

Um primeiro esforço foi exatamente avaliar a produção dos dois laboratórios e a possibilidade de utilização do que já foi produzido como referências, banco de dados, métodos e conclusões parciais que apontam caminhos para a pesquisa a ser desenvolvida. Foram também realizadas reuniões sistemáticas entre as coordenadoras do projeto, as pesquisadoras de pós‐doutorado e professoras
colaboradoras para detalhamento das etapas do projeto e do cronograma geral de 5 anos, assim como o dimensionamento de estudos de caso e da equipe.

Como opção metodológica e de recorte espacial, foi proposto que as áreas de estudo de caso sejam definidas dentro dos perímetros definidos como Zona Especial de Interesse Social 3, de acordo com o estabelecido no Plano Diretor Estratégico de São Paulo de 2002. Tal opção justifica‐se pelo fato de que as ZEIS 3 delimitadas na porção central da cidade de São Paulo já correspondem a áreas
prioritárias para a recuperação urbanística, à regularização fundiária e produção de Habitação de Interesse Social ‐ HIS ou do Mercado Popular ‐ HMP, em uma vez que são área que apresentam predominância de terrenos ou edificações subutilizados situados em áreas dotadas de infraestrutura, serviços urbanos e oferta de empregos, apresentando, assim, potencial para a produção habitacional, e conseqüentemente, para o adensamento.

É uma opção que dá continuidade à pesquisas já realizadas, tanto pelo LABHAB até 2007 no contexto de reabilitação urbana na área central de São Paulo que, dentro outros assuntos, abordaram as ZEIS 3 como instrumento de indução da promoção da habitação social, como pelo LABAUT, sobre a área da Luz que foi objeto de estudo e ensaios realizados em 2008 e apresentados na oportunidade do Seminário Urban Age, em São Paulo.

Desta forma, o projeto de pesquisa detalhado ora apresentado é resultado das atividades desenvolvidas de integração e produção conjunta entre LABAUT e LABHAB. São apresentados os objetivos, estudos de caso, justificativa, metodologia com etapas, cronograma e bibliografia, além dos projetos de pesquisa individuais aprovados no âmbito da pesquisa.

Coordenadoras

Márcia Peinado Alucci (Livre‐docente FAUUSP ‐ coordenadora)
Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins (Livre‐Docente FAUUSP – coordenadora adjunta)

Pesquisadoras de pós‐doutorado

Alessandra Rodrigues Prata (pós‐doutoranda ‐ bolsista CAPES)
Roberta Menezes Rodrigues (pós‐doutoranda ‐ bolsista CAPES)

Professoras Colaboradoras

Denise Helena Silva Duarte (Doutora FAUUSP)
Joana Carla Soares Gonçalves (Doutora FAUUSP)
Roberta Kronka Mulfarth (Doutora FAUUSP)