Institucional

Sobre o laboratório

Criado em novembro de 1996 no Departamento de Projeto da FAUUSP, o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos iniciou suas atividades em março de 1997, com a intenção de interligar as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em um mesmo espaço, dando prioridade à formulação de alternativas para as demandas habitacionais, urbanas e ambientais que visem a inclusão social. Assim, os trabalhos que desenvolve – planos, projetos e assessoria a Municípios, ONGs e comunidade, têm sempre um caráter experimental, constituindo-se em processo de formação e capacitação para análise crítica e ação propositiva.

Fundamentação: pesquisa e sociedade

A dramática situação da habitação no Brasil tem sido tratada em vasta bilbiografia, que se detém principalmente em aspectos da carência de um lado e das políticas públicas de outro. Se já dispomos de um conhecimento razoável em relação aos aspectos mencionados, as deficiências de conhecimento do setor são enormes, em espacial aquelas que dizem respeito ao mercado imobiliário legal, ou também ao chamado “quase mercado”.

A julgar pela atual estrutura de provisão de moradias o quadro tenderá a se agravar ainda mais. Os limites e constrangimentos que se opõem a medidas que possam minimizar essa situação, não estão apenas no campo da economia (…)