Nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2024, ocorreu o XVIII Seminário da Rede Ibero-Americana de Investigadores sobre Globalização e Território (RII). O evento contou com a participação de Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins (FAU-USP), coordenadora do INCT Produção da Casa e da Cidade.
Na oportunidade, Maria Lucia participou do painel Desafíos y Dilemas Urbanos y Regionales en América Latina: Una Visión para el Siglo XXI e coordenou mesas do Grupo 4 – Procesos urbanos contemporáneos y desigualdades socio-territoriales, onde também apresentou o trabalho “Produção da Casa e da Cidade no Brasil Contemporâneo: em busca de marcos teóricos e uma agenda de pesquisa”, que detalhou a agenda de pesquisa e as inovações metodológicas do INCT.
Em sua síntese das discussões, encaminhadas para a coordenação do evento, Maria Lucia destacou as diversas leituras e tentativas de interpretação das grandes transformações que ocorrem no momento.
Isso me lembra os primeiros momentos da RII, quando de sua criação, há vinte anos, em que se enfrentavam grandes transformações: a questão da globalização tinha início, assim como os “ajustes” concebidos no “Consenso de Washington”, afirmou.
No entanto, chamou a atenção para os novos desafios, além das muitas dificuldades e ambiguidades, para a compreensão dos processos que estão ocorrendo e de como enfrentá-los.
A coordenadora também listou alguns dos principais temas debatidos durante o evento:
- Reprimarização da economia – impactos na estrutura regional e nas cidades;
- Novas espacialidades;
- Precarização do trabalho – economia de plataformas e impacto nas cidades;
- Processos de concentração econômica e ampliação de desigualdades econômicas e sociais;
- Desigualdades crescentes no valor da terra e dos imóveis construídos em diferentes partes das cidades e principalmente em suas áreas centrais;
- Descompasso entre planos e leis e os produtos nas cidades;
- Necessidade de mudança ética e da relação com a tecnologia.
O XVIII Seminário da RII, com o tema “Territórios em Disputa: Cenários Geoeconômicos e Geopolíticos Incertos”, ocorreu em formato híbrido, com atividades online e presenciais, na Universidad Nacional del Sur, em Bahía Blanca (Argentina). O objetivo do encontro foi explorar as incertezas geopolíticas e geoeconômicas que caracterizam o atual cenário global, marcado pela financeirização, avanços tecnológicos e a reconfiguração da divisão internacional do trabalho.
As contribuições do evento serão divulgadas em breve, através dos anais. Saiba mais em: seminariorii.uaemex.mx