O projeto de pesquisa Índice Multicritério de Ociosidade (IMO) buscou desenvolver um método para a prospecção e identificação de imóveis não utilizados na área central do município de São Paulo. A proposta utilizou uma abordagem baseada em análise multicriterial, combinando indicadores, variáveis e dados primários oficiais para estimar o potencial de ociosidade imobiliária. O objetivo foi fornecer subsídios técnicos para a formulação de parâmetros quantitativos e espaciais que orientem políticas públicas e ações de controle da função social da propriedade.
A metodologia do IMO incorporou diferentes dimensões associadas aos imóveis ociosos, considerando aspectos urbanísticos, cadastrais e de uso. Dessa forma, além de apoiar a decisão do gestor público em diligências de notificação de imóveis não utilizados, o índice possibilita uma compreensão mais detalhada do fenômeno da ociosidade imobiliária e seus impactos no tecido urbano.
Coordenado pela professora doutora Luciana de Oliveira Royer (LabHab/FAUUSP), o projeto contou com a participação da doutora Dânia Brajato (LEPUR/UFABC), da doutoranda Ana Gabriela Akaishi (LabHab/FAUUSP) e da doutoranda Camila Nastari Fernandes (LEPUR/UFABC). Desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Controle da Função Social da Propriedade da Prefeitura do Município de São Paulo, o projeto recebeu financiamento da UNESCO.
Equipe
Luciana de Oliveira Royer
Giusepe Filocomo
Ana Flávia Lima da Silveira
Rosana Denaldi
Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins
Dânia Brajato
Ana Gabriela Akaishi
Camila Nastari Fernandes
Guilherme Frizzi
Gabriel Marques
Juliana Petrarolli
Kaio Nogueira
Matheus Graciosi Pinto
Thiago Jacovine
Ana de Almeida Kuhl
Isabelle Bispo
Luiza Mendonça Martins
Fernanda Donegá Martins
Larissa Gabrielle Hiratsuka
Nathalia Lima
Renata Sarti
Financiadores
UNESCO – United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD |
Cartilha – Metodologia para identificação de imóveis ociosos (PDF); |
Conheça também o projeto de extensão Metodologia para identificação de imóveis ociosos passíveis de aplicação do instrumento de Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios pelo município de São Paulo.