INCT Produção da Casa e da Cidade marca sua estreia no XXI ENANPUR, com ampla participação de sua rede

Entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, ocorrerá o XXI ENANPUR – Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, em Curitiba (PR).

Realizado bienalmente, o evento se consolidou como o principal fórum de debate científico-acadêmico sobre planejamento urbano e regional no Brasil. Para a 21ª edição, o tema proposto é “Ideias, políticas e práticas em territorialidades do Sul Global”.

Participando pela primeira vez do evento, o INCT Produção da Casa e da Cidade estará representado por cerca de 40 pesquisadores e pesquisadoras, que participarão de atividades em Sessões Temáticas, Sessões Livres e Seminário de Teses.

Nas Sessões Temáticas, organizadas em 14 grandes temas, a equipe do INCT estará presente majoritariamente na ST 1 – Produção do Espaço Urbano e Regional, cujo objetivo é debater como diferentes agentes moldam as cidades no Sul Global, e como fatores como neoliberalismo, tecnologia e política afetam a produção do espaço e o planejamento urbano e regional. Serão apresentados 12 trabalhos vinculados às pesquisas do INCT nesta ST. A participação da equipe se completa com apresentações de trabalhos na ST 3 – Estado, planejamento e políticas públicas (05), ST 6 – Natureza, crise ambiental e mudanças climáticas (03), ST 7 – Política habitacional e direito à moradia (04), ST 9 – Cidade, história e cultura em disputa (01) e ST 10 – Territórios, lutas sociais e planejamento em contexto de conflito (02).

Já nas Sessões Livres, espaços para debater temas específicos relacionados ao planejamento urbano e regional, a equipe do INCT estará presente em sete sessões que, de modo geral, vão abordar a produção do espaço urbano e suas dinâmicas socioeconômicas no Brasil e na América Latina, promovendo debates sobre moradia, economia urbana e gestão (formal e informal) do território.

A coordenação do INCT Produção da Casa e da Cidade propôs uma Sessão Livre específica para discutir as atuais dinâmicas de urbanização e expansão capitalista no Brasil. Com o título “A produção da casa e da cidade no Brasil contemporâneo”, a sessão será coordenada por Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins e será composta pelas palestras de Ana Cristina de Almeida Fernandes, Beatriz Tamaso Mioto, José Júlio Ferreira Lima e Rosana Denaldi, com enfoques e abordagens que visam fornecer um contorno e estabelecer eixos orientadores para a pesquisa.

Por fim, no Seminário de Teses, o INCT será representado por cinco pesquisadores, que terão a oportunidade de apresentar suas teses de doutorado e trocar experiências e reflexões sobre os temas pesquisados. As atividades acontecerão no pré-evento do ENANPUR, nos dias 17 e 18 de maio.

Para a coordenação do INCT Produção da Casa e da Cidade, a expectativa é que o evento represente uma oportunidade para que os pesquisadores e pesquisadoras compartilhem seus trabalhos e ampliem o diálogo com outras instituições. Além disso, o evento será uma oportunidade para apresentar o INCT, criado em 2024, e sua atuação na construção de conhecimento crítico e na formulação de abordagens teórico-metodológicas para enfrentar os desafios contemporâneos da urbanização.

Assine o Boletim do LabHab

Cadastre o seu e-mail para receber a nossa Newsletter mensal com notícias do nosso laboratório.