Relatório de pesquisa publicado pela FAUUSP, 2018 com organização de Maria Lucia Refinetti Martins.
O Volume I – Conceitos e Técnicas, contém os relatórios que discutem os conceitos gerais que a pesquisa se propôs a estudar, como drenagem urbana e hidrologia, riscos ambientais e urbanos e infraestrutura verde. O relatório “Noções Gerais sobre Drenagem Urbana e Hidrologia: Soluções de drenagem urbana aplicáveis em assentamentos precários consolidados”, apresenta uma coletânea de técnicas compensatórias com exemplos de algumas de suas aplicações urbanas, discute noções de hidrologia e ainda faz um apanhado da legislação sobre o tema nos municípios de São Paulo e de São Bernardo do Campo.
Através de alguns estudos de casos selecionados nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra e Rio de Janeiro, o relatório “Riscos Ambientais e Urbanos: Soluções de drenagem para redução de riscos ambientais urbanos” discute o risco ambiental e urbano da utilização de soluções de microdrenagem em obras destinadas à contenção de taludes. Já o relatório “Infraestrutura Verde de Drenagem Urbana: análise das experiências e projetos em Nova Iorque” apresenta um estudo sobre o planejamento de infraestruturas verdes em Nova Iorque, buscando identificar quais são os problemas de drenagem urbana que a cidade americana possui.
O Volume II – Assessoria e Capacitação, reúne os relatórios das experiências de assessoria que a equipe da pesquisa desenvolveu para secretarias (estadual e municipal) dos municípios de São Paulo e de São Bernardo do Campo (respectivamente), além dos relatórios de atividades do Canteiro Escola, desenvolvida desde 2013, no âmbito da pesquisa. O relatório “Avaliação da Efetividade da legislação de Proteção e Recuperação de mananciais na Região Metropolitana de São Paulo” diz respeito à consultoria técnica realizada para a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, em 2014, apresentando o material-base produzido para fomento da oficina de trabalho para profissionais da área, assim como seus resultados. Participaram da oficina profissionais que trabalham diretamente com os processos de revisão das leis específicas das bacias Guarapiranga e Billings, especialmente em relação à regularização urbanística e fundiária.
O relatório “Oficina LABHAB/SEHAB SBC: Formas de Ocupação e Parâmetros de intervenção na área de proteção aos mananciais de São Bernardo do Campo” apresenta o material utilizado na oficina realizada em parceria com a Secretaria de Habitação de São Bernardo do Campo, que buscou promover uma reflexão crítica sobre os parâmetros de intervenção nas áreas de proteção aos mananciais do município de forma intersecretarial e interdisciplinar.
Os relatórios relativos ao “Canteiro Escola Águas Urbanas: Construindo Infraestrutura a muitas mãos”, apresentam a trajetória do Canteiro Escola, desde seu início como curso até sua conclusão, com a construção de uma técnica alternativa de drenagem associada à requalificação do espaço público no Baixo Alvarenga. Estão divididos nos Cadernos I, II e III produzidos pela Equipe Canteiro Escola e nos relatórios individuais das pesquisadoras de iniciação científica da pesquisa.
Os dois volumes possuem um Sumário Resumido, indicando a página de rosto de cada relatório. Além disso, cada relatório possui o seu próprio sumário, facilitando a leitura por relatório, quando assim o for de preferência do leitor. Por fim, objetivamos com a publicação desses dois volumes de relatórios de pesquisa ampliar as possibilidades de discussão das questões urbanas e ambientais das áreas de proteção aos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo, evidenciando a viabilidade da urbanização de loteamentos informais pautada em técnicas compensatórias como um novo caminho possível.
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD |
Volume 1 para Download [ PDF | 58Mb ] |