O projeto de pesquisa Manejo de Águas Pluviais em Meio Urbano foi desenvolvido entre 2011 e 2016 por equipe do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (Labhab) da FAUUSP, sob coordenação da Prof. Maria Lucia Refinetti Martins, em colaboração com o Laboratório de Práticas Construtivas (LCC) daquela faculdade. A pesquisa contou com o apoio da FINEP (chamada pública 07-2009 MCT/FINEP/CNPq/Ação Transversal Saneamento Ambiental e Habitação) e se insere em uma rede de pesquisa que envolve 14 equipes de universidades brasileiras. O LABHAB participou do Subprojeto Técnicas Compensatórias.
Ao projeto foram agregados outros desenvolvimentos que se estenderam até 2018, data de publicação do relatório final de pesquisa. A pesquisa teve por objetivo desenvolver alternativas urbanísticas que incorporassem no próprio desenho urbano técnicas compensatórias de gestão de água pluvial (voltados à sua absorção local e não a acelerar o escoamento), particularmente nos casos de regularização de assentamentos precários, visando elaborar recomendações para regularização urbanística, recuperação ambiental e melhoria dos espaços públicos.
A principal justificativa do projeto é a necessidade de se desenvolver alternativas de recuperação urbana e ambiental e minimizar o impacto da ocupação urbana feita de modo informal, por autoconstrução, sem infraestrutura, sob risco físico, em áreas que formalmente são ambientalmente protegidas por lei. Diante da proposta de atuação em contexto urbano concreto, o trabalho foi proposto como uma atividade colaborativa nos loteamentos do Baixo Alvarenga, em São Bernardo do Campo, bacia da represa Billings, onde já haviam pesquisas precedentes.
As atividades de pesquisa incluíram o estudo de projetos de drenagem implantados em obras de urbanização e/ou regularização de assentamentos precários assim como o desenvolvimento de projetos que aplicassem soluções técnicas alternativas a contextos urbanos concretos, considerando a utilização de espaços coletivos nesses assentamentos. Desse modo, procurava-se promover, de maneira integrada, soluções de drenagem, risco ambiental e qualificação urbana e ambiental. Metodologicamente buscou-se experimentar alternativas e sistemas construtivos em canteiro-escola no campus e numa situação concreta com o intuito de subsidiar políticas públicas e projetos de recuperação urbana e ambiental e contribuir na promoção da qualidade urbana nas soluções de drenagem.
Visto isso, a pesquisa avançou na documentação do estado da arte de técnicas alternativas de drenagem (no âmbito nacional e internacional), nos estudos projetuais de associação de tais técnicas com contextos urbanos precários e na aproximação com a comunidade local e com a Prefeitura de São Bernardo do Campo – especialmente com as Secretarias de Habitação e de Serviços Urbanos, responsáveis, respectivamente, pelo processo de regularização fundiária e obras de drenagem do Baixo Alvarenga.
Pesquisadores
LABHAB e LCC:
Colaboradores
E.E. Domingos Peixoto da Silva
Associações de Moradores
Equipe de Obras
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD |
Manejo de Águas Pluviais em Meio Urbano. Relatório de Pesquisa, Volume I – Conceitos e Técnicas, 2018. |