Mais de 85% da população brasileira mora em cidades. No processo de urbanização, que ocorreu de forma avassaladora nos últimos 60 anos, permaneceram características com raízes coloniais, escravistas, patriarcais e patrimonialistas. Entre elas, destaca-se a impossibilidade da posse formal da terra para a maior parte da população brasileira, que explica a extravagante desigualdade rural e urbana no País. 

O encontro propõe refletir sobre as consequências desse processo na segregação territorial, informalidade/ilegalidade, pobreza, violência, poluição do ar e das águas etc., ou seja, de como a falta de controle sobre a ocupação do solo se reflete em ausência de direitos sociais e insustentabilidade ambiental nas cidades brasileiras.  

Ermínia Maricato é Professora Titular aposentada da Universidade de São Paulo (USP). Arquiteta e urbanista, coordenadora do Curso de Pós-Graduação e membro do Conselho de Pesquisa da USP. Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo e Ministra Adjunta no Ministério das Cidades, o qual foi criado sob sua coordenação, em 2003. Primeira mulher a receber a Medalha de Ouro da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos. 

Atividade presencial com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Sesc Pompeia.

Fonte: https://www.sescsp.org.br/programacao/direito-a-habitacao-e-conflitos-ambientais-urbanos/