Curso de Extensão: Habitação e Cidade

• Data: 24 de setembro à 10 de outubro de 2001
Palestrantes:

Ermínia Maricato; João Sette Whitaker; Pedro Arantes; Joel Felipe; Luciana royer; Francisco Comarú; Tomás Moreira; Joaquim de Britto; Helena Menna Barreto Silva; Érica Diogo; Mariana Fix; Laura Bueno; Maria Lúcia Refinetti Martins.

O Curso de Extensão apresentou aos estudantes de arquitetura e urbanismo as atividades de pesquisa, extensão do LabHab e sua relação com o compromisso de produzir conhecimento e práticas voltados para a democratização das nossas cidades.

Essa apresentação teve como objetivo abrir perspectivas de atuação profissional e acadêmica aos estudantes nas linhas de pesquisa do Laboratório e, ao mesmo tempo, debater temas centrais da produção do espaço urbano e política habitacional.

As diversas palestrar estruturaram-se a partir do eixo - Habitação e Produção do Espaço Urbano, enfocando os temas:

• História da Formação Sócio-Econômica Brasileira e Análise de Conjuntura;
  • Apresentação do LabHab - Construindo políticas públicas sobre os assentamentos humanos;
  • O Canteiro e o Desenho: Sergio Ferro x Artigas;
  • O arquiteto e a questão social: por um novo engajamento profissional;
  • Cidades Saudáveis: conceitos e Pressupostos;
  • Desapropriação de Terras: a questão fundiária e as políticas sociais;

• Habitação social e recuperação dos centros urbanos;
  • Como o capital imobiliário desenha a cidade: o entorno do Rio Pinheiros em São Paulo.

No fechamento do curso foi realizado um debate com os estudantes sobre os temas apresentados e foram levantados por eles outros temas de interesse. A partir deste curso, foram agendados outros debates do LabHab com os estudantes sobre temas atuais como: Plano Diretor em São Paulo e Operações Urbanas.