laboratório de habitação e assentamentos humanos

 

Curso: Gestão de Programas de Reabilitação

  • Data: 20-29 de novembro de 2000
  • Local: FAU-Maranhão. Rua Maranhão, 88 - Higienópolis - São Paulo, SP
  • Organização: LabHab/FAUUSP e IPPUR/UFRJ
  • Financiamento: Ministère de l'Equipement, des Transports et du Logement Direction Générale de l 'Urbanisme, de l 'Habitat et de la Construction
  • Apoio: CEF e Secovi-SP
Palestrantes:

Dominique Caccavelli (Engenheiro chefe de pesquisa do Centre Scientifique et Technique du Bâtiment- CSTB ); Felipe Lopes (Arquiteto, ex-Diretor do Serviço de Reabilitação Urbana de Lisboa); Jean-Yves Coulon (Consultor do Pact Arim Internacional); Nancy Bouché; Didier Butteux.

Ementa

O curso Gestão de Programas de Reabilitação Urbana foi realizado entre os dias 20 e 29 de novembro, na FAU Maranhão, em período integral. Sua realização resultou de uma cooperação entre o Laboratório de Habitacão e Assentamentos Humanos da FAUUSP e duas instituições francesas, a École Nationale de Ponts et Chaussés (ENPC) e a Fedération Nationale des Pact-Arim.

 

 

 

Seu objetivo foi aumentar a compreensão de pessoas de diferentes profissões sobre o conjunto de aspectos envolvidos nos programas de reabilitação no Brasil e capacitá-las para participar da gestão desses programas. As exposições foram baseadas sobretudo na política francesa, que foi debatidas pelos participantes e por especialistas brasileiros, no sentido de perceber afinidades e diferenças. A experiência portuguesa também foi apresentada em detalhe, numa abordagem comparativa com a francesa e a brasileira.

Os professores responsáveis, renomados especialistas em seus países, foram: Nancy Bouché, representante do Ministère de l'Equipement et du Logement da França; Jean-Yves Coulon, Consultor do Pact Arim Internacional; Dominique Caccavelli, engenheiro chefe de pesquisa do Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB); Filipe Mário Lopes, arquiteto, consultor, ex-diretor do Serviço de Reabilitação Urbana de Lisboa; Didier Butteux, arquiteto coordenador de projetos do PACT de Paris.

 

 

 

Os debatedores convidados foram: Joseph Scarpaci, professor da Universidade de Virginia, EUA, e estudioso das experiências latino-americanas de reabilitação; Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, Subprefeito do Centro do Rio de Janeiro; Luiz Phelippe Andrés, coordenador de projetos especiais do Maranhão, André Luiz de Souza, assessor da CUT no Conselho Curador do FGTS; Ermínia Maricato professora da FAUUSP, coordenadora do Labhab; Claudio Bernardes,empresário, membro do SECOVI; Khaled Ghoubar, consultor, professor da FAUUSP; e Helena Menna Barreto Silva, pesquisadora do Labhab.

Entre os inscritos havia técnicos da área de desenvovimento urbano da Caixa, de órgãos nacionais, estaduais e municipais ligados à reabilitação urbana, membros de assessoria técnicas aos movimentos sociais do Centro de SP e estudantes de pós-graduação da USP e da UFSCAR.

 


 

 

 

labhab
rua do lago, 876
CEP 05508-900
55 11 3091 4647
labhab@usp.br