Seminário: Mananciais e Urbanização: Há Sustentabilidade Nisso?

• Data: 30 de abril de 1999
  • Promoção: LabHab; Prefeitura Municipal de Santo André; Universidade da Columbia Britânica; Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA); ONG Cidade e Democracia.
Palestrantes e Debatedores

Celso Daniel (Prefeito do município de Santo André); Maria Ruth Sampaio (Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo /USP); Prof. Hans Schereir (Institute of Resources and Environment / UBC); Erika de Castro (Center for Human Stelementes / UBC); Maurício Mindrisz (Pres. do Semasa / PMSA); (Renato Tagnin / Coordenador do Projeto billings / Secretaria Estadual do Meio Ambiente); Eduardo Trani (Coordenador de Planejamento Ambiental/ Secretaria Estadual de Meio Ambiente); Jorge Hereda (Consorcio do Grande ABC); Alindo Phillip Jr. (Faculdade de Saúde Publica / USP); Luiz Carlos Costa (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / USP); Ermínia Maricato (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / USP); Marussi Whantely (Instituto Sócio Ambiental - ISA); Catharina Pinheiro Lima (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / USP)

Este seminário foi organizado no escopo do Convênio entre Prefeitura Municipal de Santo André, Universidade da Columbia Britânica e Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA), que tem como um dos parceiros a Universidade de São Paulo, representada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Faculdade de Saúde Pública. O Convênio - Gerenciamento Participativo para Áreas de Mananciais (GEPAM) - tem como objetivo propor formas de desenvolvimento sustentável para a Área de Proteção aos Mananciais, principalmente voltados para a ocupação urbana nestas áreas, caracterizada pela ocupação predominante de assentamentos irregulares para população de baixa renda.

O objetivo do seminário foi promover trocas de experiências entre profissionais, acadêmicos, poder público e população para a melhoria das práticas de planejamento e manejo das nossas fontes de água.