Quinta da Malagueira ( foto: Tamires Lima )
Conjunto Habitacional em Olaias ( foto: Tamires Lima)
Conjunto Habitacional em Olaias ( foto: Tamires Lima )
Tibar e Loes - Timor Leste ( Foto: André Araújo )
Moçambique (Foto: Inês Pires)
Heliópolis - Gleba A - VIGLIECCA & ASSOCIADOS ( foto: VIGLIECCA&ASSOCIADOS )
Pq. Novo Santo Amaro V - VIGLIECCA & ASSOCIADOS ( foto: VIGLIECCA&ASSOCIADOS )

O 3º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL) acontece pela primeira vez fora de Portugal, na cidade de São Paulo, organizado de forma conjunta pelas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU MAckenzie) e pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP).

A primeira edição do encontro aconteceu em Lisboa, em 2010, e teve como temaDesenho e realização de bairros para populações com baixos rendimentos” e foi organizado pelo Grupo Habitar (GH) em parceria com o Centro de Investigação em Arquitectura e Áreas Metropolitanas (CIAAM) e com o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL. A segunda edição ocorreu em 2013, também em Lisboa, teve como tema “Habitação, Cidade, Território e Desenvolvimento”. sob a organização do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Esta terceira edição tem como tema “HABITAÇÃO: Urbanismo, Cultura e Ecologia dos Lugares.

Em Portugal, as instituições envolvidas são: Universidade da Beira Interior (UBI)- Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA), Centro de Administração e Políticas Públicas  do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (CAPP-ISCSP), GHabitar – Grupo Habitar APPQH e o Secretariado Permanente do CIHEL.

Instituições Promotoras:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP).

Faculdade de Arquitetura e Urbanimos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU Mackenzie)

Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU USP)