Quinta da Malagueira ( foto: Tamires Lima )
Conjunto Habitacional em Olaias ( foto: Tamires Lima)
Conjunto Habitacional em Olaias ( foto: Tamires Lima )
Tibar e Loes - Timor Leste ( Foto: André Araújo )
Moçambique (Foto: Inês Pires)
Heliópolis - Gleba A - VIGLIECCA & ASSOCIADOS ( foto: VIGLIECCA&ASSOCIADOS )
Pq. Novo Santo Amaro V - VIGLIECCA & ASSOCIADOS ( foto: VIGLIECCA&ASSOCIADOS )
≡ Menu

Bem vindo ao 3º CIHEL

ANAIS E CADERNO DE RESUMOS

Os Anais e o Caderno de Resumos do 3o CIHEL estão disponíveis para Download.

AnaisSmallBaixar Anais (Arquivo PDF – 84Mb) ResumosBaixar Caderno de Resumos (Arquivo PDF – 11Mb)

 

 

PROJEÇÃO DE FILME E DEBATE – 09/09/2015 – das 20h às 23h

Arquitetura, Habitação e Participação em Portugal: o SAAL no cinema (apresentação de filme seguida de debate)

Convidamos para a projeção de documentário sobre as Operações do Serviço Ambulatorial de Apoio Local (1974-1976), o órgão habitacional que surgiu com a Revolução dos Cravos e que construiu a partir da participação popular, em pouco tempo, milhares de unidades habitacionais projetadas pelos hoje principais arquitetos contemporâneos portugueses. Será exibido filme de João Dias ( “As operações do SAAL”, de 2007) e o diálogo será introduzido pelo Prof Dr Diego Inglez de Souza (UNICAP) e debatido pelo pesquisador Eduardo Costa e pela Profa Dra Debora Sanches (FEBASP).
 
Quarta-feira, 9 de setembro de 2015 das 20h às 23h.
Centro Universitário Maria Antônia USP
Rua Maria Antonia 258- Sâo PAulo | SP

 

MONITORIA VOLUNTÁRIA 3 CIHEL

Estão abertas as inscrições para voluntariado de apoio ao 3 CIHEL – 3º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL).

O voluntariado no 3 CIHEL consiste no apoio de alunos de graduação e pós aos organizadores e participantes da conferência, na recepção (credenciamento), encaminhamento para as sessões, apoio às salas das sessões e tarefas similares.

Os voluntários poderão assistir às conferências (eventualmente não a todas, dependendo da função assumida), participar da confraternização e terão certificado de participação na organização do evento para efeito de comprovações curriculares.

Os interessados devem enviar email para labhab@usp.br. A primeira reunião dos voluntários ocorrerá nesta sexta-feira às 14h, na FAUUSP, Cidade Universitária.

 

PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES TEMÁTICAS

A Programação Detalhada das Sessões Temáticas já estão disponíveis para consulta. Visite a página da programação atualizada para a programação detalhada de dias e lugares de cada sessão.

PRIMEIRO CONCURSO DE TRABALHOS FINAIS DE GRADUAÇÃO PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Os trabalhos enviados já estão sendo avaliados pela Comissão Julgadora.

O resultado final do Concurso será divulgado durante a solenidade de abertura do 3 CIHEL, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Cidade Universitária, no dia 08 de setembro, a partir das 17hs.

 

INSCREVA-SE E PARTICIPE!

As inscrições on line já foram encerradas. Novas inscrições poderão ser feitas durante o evento, a partir do dia 08 de setembro.

O 3º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL) acontece pela primeira vez fora de Portugal, na cidade de São Paulo, organizado de forma conjunta pelas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU MAckenzie) e pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP).

A primeira edição do encontro  aconteceu em Lisboa, em 2010, e teve como tema Desenho e realização de bairros para populações com baixos rendimentose foi organizado pelo Grupo Habitar (GH) em parceria com o Centro de Investigação em Arquitectura e Áreas Metropolitanas (CIAAM) e com o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL. A segunda edição do encontro ocorreu em 2013, também em Lisboa, teve como tema “Habitação, Cidade, Território e Desenvolvimento”, sob a organização do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Esta terceira edição tem como tema “HABITAÇÃO: Urbanismo, Cultura e Ecologia dos Lugares.

Em Portugal, as instituições envolvidas são: o Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA) da Universidade da Beira Interior (UBI), o Centro de Administração e Políticas Públicas  do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (CAPP-ISCSP) e Centro de Investigação em Urbanismo, Arquitectura e Design / Faculdade de Arquitectura (CIUAD-FA) da Universidade de Lisboa, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), o Grupo Habitar APPQH (GHabitar), Comitê Português de Coordenação da Habitação Social (CECODHAS) e o Secretariado Permanente do CIHEL.

Organização

Prof. Dra. Camila D’Ottaviano – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP).

Prof. Dra. Denise Antonucci  – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU Mackenzie).

Prof. Dra. Lúcia Zanin Shimbo –  Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU USP).